sábado, 6 de junho de 2009

Engenharia e Arquitetura da Comunicação



O que é virtual?

As infraestruturas de comunicação e as tecnologias da comunicação sempre estabeleceram estreitas relações com as formas de organização econômicas e políticas.
"O virtual não se opõe ao real, mas sim ao atual. Contrariamente ao possível, estático e já constituído, o virtual é como o complexo problemático, o nó de tendências ou de forças que acompanha uma situação, um acontecimento, um objecto ou uma entidade qualquer, e que chama um processo de resolução: a actualização." (LÉVY, 1996, p.16)
Lévy compara o virtual a um problema muito complexo ou a um acontecimento que precisa de uma solução. Esta solução é proporcionada pela atualização, que vem a ser o inverso da virtualização. Completando seu raciocínio, diz que a virtualização consiste em uma passagem do atual ao virtual, em uma "elevação à potência" da entidade considerada. A virtualização não é uma desrealização (a transformação de uma realidade num conjunto de possíveis), mas uma mutação de identidade, um deslocamento do centro de gravidade ontológico do objeto considerado: em vez de se definir principalmente por sua atualidade (uma "solução"), a entidade passa a encontrar sua consistência essencial num campo problemático. Verifica-se, portanto, que ocorre um círculo: a atualização soluciona um problema e a virtualização de uma solução gera um outro problema.
De acordo com o texto do postado no blog do Fábio Vasconcellos, fica definido a Comunicação Digital.
De acordo com o texto lido, da jornalista Quetila Ruiz a informação online não poderá ser mudada e não terá as informações completas que são necessárias para o entendimento aprofundado no assunto especifico.


As Tecnologias das inteligência

A informatica parece reencenar, em algumas décadas, o destino da escrita: usada primeiro para cálculos, estatítiscas, a gestão mais prosaica dos homens e das coisas, tornou-se rapidamente uma mídia de comunicação de massa, ainda mais geral, talvez, que a escrita, manuscrita ou a impressão, pois também permite processar e difundir os sons e as imagens enquando tais. A informática não se contenta com a notação musical, por exemplo, ela também excuta a música.
"Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação, aprendizagem são capturados por uma informática cada vez mais avançada. Não se pode mais conceber a pesquisa científica sem uma aparelhagem complexa que redistribui as antigas divisões entre experiência e teoria. Emerge, neste final do século XX, um conhecimento por simulação que os epistemologistas ainda não inventaram".


Segundo o texto da jornalista Juliane Bandeira, Lévy diz que a máquina darwiniana é ainda mais inteligente se funciona fractalmente. Para ele, o mercado pode ser considerado como uma máquina darwiniana eficaz.

Já o jornalista Benedito Teles, afirma que a relação do homem com a informação evoluiu, ganhou contornos de inspiração tecnológica e imprimiu uma nova perspectiva para a comunicação.

O publicitário Eduardo Moreira, acredita que a tecnologia e a convergencia das mídias só atrapalha os meios de comunicação que não souberem tirar proveito das tecnologias.

De acordo com Claudinéa Guatura, com advento da Internet, é possível observar que o uso da tecnologia favoreceu o aperfeiçoamento da comunicação interna nas Organizações. Muitas empresas adotaram diversos canais interativos.

Nenhum comentário: