segunda-feira, 22 de março de 2010

Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação - Altercom

Empresários(as), empreendedores(as) individuais, estudantes, professores(as) e ativistas da área da comunicação criaram no último dia 27 de fevereiro, em São Paulo, a Altercom – Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação. A entidade terá como objetivo central defender os interesses políticos e econômicos das empresas e empreendedores de comunicação comprometidos com os princípios da democratização do acesso à comunicação, da pluralidade e da liberdade de expressão. Não a liberdade apenas para uns poucos grandes grupos midiáticos, como ocorre hoje, mas sim para a maioria da população que não tem respeitado hoje o direito a uma informação de qualidade.

Quanto mais proprietários e empreendimentos de comunicação houver no país, maior será a liberdade de expressão. Essa é uma das idéias que animou a criação da nova entidade: a garantia da expressão coletiva, a universalização do direito à liberdade de expressão. Por meio de uma intervenção coletiva organizada e articulada em todo o país, a Altercom pretende propor e disputar políticas públicas, além de regulamentações que democratizem o acesso aos meios e aos recursos de comunicação no Brasil. Outro objetivo da entidade é dar visibilidade às novas experiências midiáticas e comunicacionais que vêm se expandindo pelo país. Uma Carta de Princípios que será divulgada nos próximos dias sistematizará esses princípios e objetivos que orientarão o funcionamento da associação.

É chegado o momento de partirmos para uma grande articulação nacional destas forças até então dispersas. Assim, o intuito deste e-mail é o de convidá-lo a participar deste momento histórico de conquistas para a imprensa contra-hegemônica sempre alijada dos processos de difusão que permitiriam a circulação plena de seus conteúdos. Ainda em março, será feito o lançamento da associação e gostaríamos de contar contigo como mais um fundamental signatário de sua Carta de Princípios, para que, coletivamente, reunamos a força necessária para o embate político que se seguirá. Ao responder-nos este e-mail, você receberá um convite para ingressar em nossa rede virtual onde acontece a articulação nacional deste debate.

A idéia de criar a nova entidade surgiu no processo de debates preparatórios para a I Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro, em Brasília. De lá para cá ocorreram uma série de reuniões preparatórias, em São Paulo e em Porto Alegre, que culminaram no seminário realizado sábado na capital paulista. Além de debater os princípios e objetivos da nova entidade, o encontro também tratou de temas como liberdade de imprensa e liberdade de expressão, formas de associação, imprensa alternativa e independente e construção coletiva de uma comunicação contra-hegemônica. A mesa redonda que discutiu esses temas foi coordenada por Flavio Aguiar e reuniu os professores Bernardo Kucinski, Venício Lima, Laurindo Leal Filho e Denis de Oliveira.

Como resumiu Rodrigo Vianna, do blog Escrevinhador, a Altercom deverá reunir editoras, sites, produtoras de vídeo, de rádio, revistas, jornais, blogueiros, agências de comunicação e tantos outros que não se sentem representados pelo condomínio comandado por Abril/Globo/Folha/Estadão, nem tem peso econômico para atuar junto às grandes teles. Defender as posições políticas desse setor significa participar do debate nacional. Rodrigo Vianna dá um exemplo: se a ABERT (que representa a Globo) ou a ANER (que representa a Abril, basicamente) divulgam uma carta criticando a Confecom por, supostamente, atentar contra a “liberdade de expressão”, a Altercom fará o contraponto em nome dos empresários e empreendedores que não se alinham com o grande capital.

No terreno econômico, a associação defenderá, entre outras coisas, uma regulamentação mais justa e clara das verbas públicas de publicidade, de modo a estimular a diversidade de opiniões existente na sociedade brasileira. Além disso, procurará articular pequenos e médios empresários e empreendedores do setor para disputar também parte da verba dos anunciantes privados. A Altercom pretende ainda abrir espaço para centenas de empreendedores individuais – a maioria deles blogueiros – que surgiram nos últimos anos no Brasil. Nomes como Luiz Carlos Azenha (Vi o Mundo), Rodrigo Vianna (Escrevinhador), Marcelo Salles (Fazendo Media), Eduardo Guimarães (Cidadania.com) e Marco Aurélio Weissheimer (RS Urgente). Blogueiros de todo o país serão convidados a participar da entidade.

Entre em contato conosco o quanto antes e venha protagonizar este momento de formulação de uma nova propositura para a comunicação democrática no país, ancorada na somatória de forças coletivas para a conquista de anseios comuns a todos nós e tão valorosos à sociedade. Aguardamos sua entusiasmada adesão.

Para nossa melhor organização, solicitamos que envie o endereço de seu blog, a cidade onde atua e o seu endereço de e-mail no corpo da resposta deste e-mail. Obrigado,

Um abraço,



Grupo de Trabalho Articulação

ALTERCOM

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