domingo, 14 de fevereiro de 2010

MPF/RO se reúne com representantes do Conselho de Direitos Humanos para tratar da situação do povo Cinta Larga

Reunião tratou de parceria entre os órgãos e possível visita à Reserva Roosevelt

Porto Velho (RO), 12/02/2010 – O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) recebeu, na última quarta, a coordenadora-geral do Conselho de Defesa de Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), Juliana Miranda, e assessora especial Andréia Fernandes, da mesma instituição. A reunião tratou dos problemas mais relevantes que têm afligido o povo indígena Cinta Larga. As representantes do Conselho foram recebidas pelo procurador da República Reginaldo Pereira da Trindade.

O CDDPH e o MPF pretendem fazer uma visita ao território Cinta Larga, com data prevista para abril. A Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) também será convidada a participar da visita. Na reunião, foram pré-definidos quatro eixos temáticos centrais a serem enfocados com prioridade no trabalho que será desenvolvido: a assistência judiciária aos índios, estruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai) para bem desempenhar suas funções, paralisação do garimpo e relacionamento entre as comunidades indígenas e a Polícia Federal.

Para o procurador Reginaldo Pereira da Trindade, a parceria com o CDDPH é fundamental no desenvolvimento das medidas para amenizar a situação de abandono ao povo tradicional. “Existe, no âmbito do CDDPH, uma Comissão Especial criada com o objetivo de acompanhar e monitorar a implementação de projetos direcionados às comunidades indígenas Cinta Larga, especialmente os destinados a lhes proporcionar alternativas econômicas e sociais (Resolução nº 27/2006)”, disse.

Esta Comissão é composta pelos professores Dalmo Dallari e Flávia Piovesan e pelos representantes do MPF, Brasilino Pereira dos Santos, subprocurador-geral da República, e Reginaldo Trindade, procurador da República responsável, no estado, pela defesa do grupo indígena.


Assessoria

Nenhum comentário: